Selecionamos oito situações que, geralmente, levam os candidatos à reprovação no exame de habilitação. Mas, também listamos as estratégias para você evitá-los e sair da sua prova apto a dirigir. Confira os detalhes!
Lembro como se fosse hoje. Meu coração estava tão agitado que, por pouco, não saiu do corpo. Em uma sala com estruturas de vidro, fui tomado pelo nervosismo horas antes de encarar a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante a espera, acompanhava, tensamente, o desempenho dos outros candidatos. A cada aprovação, sentia um ligeiro alívio. Mas, ao ver os reprovados, o velocímetro do nervosismo disparava!
Na hora da verdade, meus pés tremiam sobre os pedais do acelerador e da embreagem. “Cantei pneu” na rampa, mas passei com muito sacrifício. Na baliza, porém, reprovei. Custou caro não ser um aluno Piloto.
Reprovar na minha primeira tentativa comprovou que a prova prática exige um misto de técnica e de segurança mental. Não adianta controlar o veículo e perder o controle emocional. Por isso, o Blog da Piloto traz um verdadeiro roteiro para você conquistar a sua habilitação sem sustos. Neste post, chamamos a sua atenção para os principais erros que levam à reprovação, assim como listamos as estratégias para evitá-los.
- Quais os erros que mais reprovam na prova prática da CNH?
- Como se livrar desses erros e garantir a habilitação?
A Piloto revela 8 erros agora. Ótima leitura e boa prova:
Erro 1: Desatenção aos protocolos
No início do exame, alguns candidatos simplesmente esquecem dos protocolos obrigatórios. São eles:
- Ao entrar no carro, é necessário ajustar os bancos, os retrovisores internos e externos.
- Por fim, é indispensável colocar o cinto de segurança. Além disso, o carro já estará ligado para o início do exame
Seguindo os protocolos iniciais cobrados na prova prática, você começará o exame com mais tranquilidade e segurança. Essa é uma estratégia importantíssima para controlar o emocional.
Erro 2: Esquecer da seta
Um dos erros comuns durante a prova prática da CNH é o esquecimento da seta. Isso acontece, principalmente, devido ao nervosismo que toma conta dos condutores. Além desse problema, alguns candidatos se empolgam durante o percurso e, em manobras que exigem a indicação, acabam esquecendo de ligar o sinal que mostra para que lado o veículo seguirá.
Para evitar esses problemas, a dica é muito simples: se você vai para a direita, ligue a seta para a direita; se for para a esquerda, use a seta para a esquerda.
Caso ocorra uma transposição de faixa, verifique, antes de tudo, se a faixa é contínua – proibida a ultrapassagem - ou seccionada – permitido ultrapassar -.
Atenção: não ligue a seta se não houver necessidade, como no caso de uma curva em sentido único.
Erro 3: Passar pelos ciclistas desrespeitando a distância permitida
A prova exige que você passe pelos ciclistas respeitando uma distância de, ao menos, um metro e meio. Porém, há quem não consiga calcular o espaço correto ou simplesmente desrespeita o distanciamento permitido, fato que pode levar o candidato a uma punição.
Para evitar o risco, é recomendado posicionar o veículo no lado oposto ao ciclista, caso a faixa seja seccionada, e ligar a seta para a direção correta. Isso deve ser feito após a etapa da baliza.
Porém, caso o aluno esqueça a transposição de faixa, ainda é possível passar pelo ciclista respeitando o distanciamento de um metro e meio. Inclusive, na prova prática do Detran-PE, há uma delimitação indicada no chão para garantir uma passagem com segurança.
Erro 4: Usar velocidades equivocadas
Você não pode ultrapassar a velocidade de 30.km/h durante o exame prático assim como não deve esquecer que a velocidade mínima permitida é de 15km/h. Entretanto, algumas pessoas utilizam velocidades equivocadas.
Nossa recomendação é fazer o trajeto na primeira marcha, exercendo uma aceleração que o veículo não peça uma troca de marcha. O ideal é ficar em um giro entre 1000 e 1500.
Erro 5: Parar o veículo incorretamente na rampa
Um equívoco frequente é parar o veículo antes que os quatro pneus estejam em declínio. A dica de ouro é realizar a parada ao visualizar a faixa de retenção, por meio do freio e embreagem.
Inclusive, o equilíbrio entre o freio e a embreagem, por exemplo, é uma ótima estratégia para segurar o carro em uma ladeira e continuar o trajeto sem riscos.
Erro 6: Não usar o freio que você prefere
Durante a prova prática, a rampa, sem dúvidas, é um dos principais desafios para o aluno. Mas, com a Piloto, a gente te guia ao topo da sua conquista. É por isso que selecionamos uma dica indispensável: você não pode adotar um freio que não te deixe confortável.
Se você prefere usar o freio de mão, siga com essa estratégia. Mas, se você conduz com mais tranquilidade utilizando o freio de pedal, essa deverá ser a sua escolha.
Não importa o que os seus amigos escolheram quando se submeteram ao exame. Priorize a estratégia que for mais confortável para você – e não para eles -.
Erro 7: Descer a rampa incorretamente
Existem duas situações que podem te reprovar na descida da rampa: na primeira, descer com o pé acionando a embreagem pode eliminar o candidato. Isso é proibido! Você deve liberar o freio e, logo em seguida, liberar a embreagem.
Na segunda situação, o candidato pode ligar a seta em um sentido único, percurso que não exige acionar a indicação.
Erro 8: Baliza incorreta
É claro que não podia faltar em nossa lista o “calo no sapato” dos alunos. Estamos falando da baliza.
Um erro comum é encostar o veículo nos protótipos. Isso acontece, geralmente, quando os candidatos precisam fazer várias manobras após errar os pontos de alinhamento.
Você pode evitar esse erro seguindo, à risca, as explicações das aulas. Uma delas é alinhar e parar o seu veículo ao visualizar os faróis do protótipo.
Caso você ultrapasse esse alinhamento, dificilmente deixará o carro no ponto correto para realizar a baliza que te garantirá a aprovação.
Agora, vamos falar de “acerto”!
Quer saber um dos principais acertos de quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação? Escolher a Piloto! Com duas décadas de história, a nossa autoescola ajudou milhares de pernambucanos a realizarem o sonho da habilitação, com aulas práticas que te aproximam ao máximo do exame real. E, claro, proporciona a tranquilidade que você merece para mostrar, a todo o planeta, que você será um(a) motorista habilitado(a)! Vem ser Piloto!