ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

QUER TIRAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO? SAIBA OS 7 PASSOS NECESSÁRIOS!

Quer abrir as portas da Brasília amarela, sair e se divertir de CrossFox, tirar onda de Camaro amarelo ou só andar de carro velho? Para tudo isso, já sabe, né? Você precisa tirar a sua habilitação! Confira abaixo os 7 passos necessários.

“No meu CrossFox / Eu vou sair / Vou dançar / Me divertir...”

“Minha Brasília amarela / Tá de portas abertas / Pra “mode” a gente se amar / Pelados em Santos”

“Agora eu fiquei doce, igual caramelo / Tô tirando onda de Camaro amarelo...”

“Quer andar de carro velho amor / Que venha / Pois eu sei que amar a pé amor / É lenha!”

Dirigir é tudo de bom! Um dos grandes marcos da vida adulta! É por isso que tantas músicas falam sobre as vantagens de se motorizar por aí. A pessoa ganha liberdade, autoestima, diversão... Mas não só isso! Tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) abre novos mercados de trabalho, dá mais segurança e conforto nos deslocamentos, possibilita viagens com os amigos e a família, economiza tempo e esforço – e muito mais.

Ao mesmo tempo, dirigir também é um ato de responsabilidade coletiva. Os condutores precisam estar bem preparados para seguir as normas de trânsito, entender o funcionamento e a manutenção de seus veículos, dirigir com atenção e cuidado, entre outras competências para um trânsito seguro.

É por isso que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) precisam fazer o controle de quem está apto a pegar no volante. O procedimento é atualmente regido pela Resolução n.º 789/2020 do Contran

(Conselho Nacional de Trânsito). Antes de tudo, vale lembrar: só pode se candidatar à CNH quem tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identificação e CPF.

Em todo o país, conseguir uma habilitação envolve 7 passos:

  • Fazer o atendimento inicial no Detran;
  • Passar nos exames médico e psicotécnico;
  • Frequentar um curso teórico de formação para condutores (autoescola);
  • Ser aprovado no exame teórico;
  • Frequentar um curso prático de formação para condutores (autoescola);
  • Ser aprovado no exame prático;
  • Obter a PPD e a CNH!

Vamos saber mais sobre cada etapa?


ETAPA 1: ATENDIMENTO INICIAL

Desde esse primeiro passo, você já pode contar com a ajuda da autoescola. Compareça na Piloto! Aqui você tem o agendamento garantido e a facilidade de parcelar as taxas iniciais cobradas pelo Detran!

Em seguida, você irá a um posto do Detran, no dia e horário marcado, para solicitar a abertura do serviço e fazer a captura de foto e impressões digitais. Leve com você um documento de identificação oficial com foto (cópia e original) e o CPF, além de um comprovante de residência atualizado.

Você receberá os boletos das taxas administrativas correspondentes, que devem ser pagos para liberar o cumprimento da próxima etapa.


ETAPA 2: EXAMES PSICOMÉDICOS

Após o pagamento das taxas, você deve agendar a realização do exame psicotécnico e do exame médico, nos centros de saúde vinculados ao Detran.

No exame psicotécnico, serão avaliadas suas condições cognitivas, aptidão lógica, habilidades técnicas, manuais e visuais, e traços de personalidade. Não é necessária uma preparação específica, basta ter tranquilidade e seguir as orientações de cada questão.

Já o exame médico é uma avaliação física para assegurar que você tem condições de saúde para dirigir um veículo. Na ocasião, será medida sua capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial, entre outros indicadores. Também não é necessária qualquer preparação. Se você usa óculos, prótese ou aparelho, não esqueça de levá-los!


ETAPA 3: AULAS TEÓRICAS NA AUTOESCOLA

Após a aprovação nos exames psicológico e médico, volte à sua autoescola – a Piloto, onde você realizou sua matrícula! – e inicie o curso teórico-técnico.

Para a CNH nas categorias A e B, você terá aulas sobre:

a) Legislação de Trânsito – 18 horas-aula;

b) Direção Defensiva – 16 horas-aula;

c) Noções de Primeiros Socorros – 4 horas-aula;

d) Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 horas-aula; e

e) Noções sobre Funcionamento do Veículo – 3 horas-aula.

Após a conclusão do curso, a autoescola se encarregará de efetuar o agendamento para a realização do exame teórico-técnico junto ao Detran.


ETAPA 4: EXAME TEÓRICO NO DETRAN

De acordo com a Resolução n.º 789/2020 do Contran, o exame teórico deve ser uma prova convencional ou eletrônica de, no mínimo, 30 questões, organizado de forma individual, única e sigilosa. O Detran-PE aplica provas de exatamente 30 questões, de maneira eletrônica, na sede do órgão, em computadores individuais.

O assunto abordado é o mesmo trabalhado no curso teórico, sendo que o número de questões de cada assunto será proporcional à carga horária de cada disciplina.

Para a aprovação, é necessário acertar pelo menos 70% das questões – no caso de Pernambuco, 21 questões! É possível refazer a prova teórica, caso você não atinja a pontuação mínima, mas é necessário um intervalo de alguns dias entre um exame e outro.


ETAPA 5: AULAS PRÁTICAS NA AUTOESCOLA

Após a aprovação no exame teórico, a sua autoescola solicitará, junto ao Detran, uma Licença de Aprendizagem (LADV) para que você possa iniciar suas aulas práticas. Se você é aluno da Piloto, então suas aulas serão em veículos novinhos – os mesmos usados pelo Detran na prova prática!

Nas aulas de direção de veículos de 4 ou mais rodas, serão trabalhados conhecimentos sobre o veículo (funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas) e sobre a prática na via pública (direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação). Também será destacado o cuidado com os pedestres, ciclistas e motociclistas.

A carga horária mínima para este curso é de 20 horas-aula, para as categorias A e B. As aulas deverão ocorrer mesmo em condições climáticas adversas, como chuva ou nevoeiro.

Após o cumprimento da carga horária, a autoescola efetuará o agendamento para a realização do exame prático no Detran.


ETAPA 6: EXAME PRÁTICO NO DETRAN

Esse é o momento ápice de todo o processo, em que você será avaliado por tudo o que aprendeu na autoescola e poderá demonstrar a capacidade de conduzir o veículo preventivamente, com habilidade e responsabilidade, de acordo com as normas legais e com respeito aos demais usuários das vias.

O Detran-PE disponibiliza em seu site um manual de orientações sobre as práticas avaliativas do exame de direção veicular. O manual explica, por exemplo, que o exame da categoria B é composto por manobras de estacionamento, em baliza e em garagem, pela parada e saída em aclive (rampa) e pela condução do veículo em via sinalizada, no pátio do exame.

Há faltas leves, médias e graves, que somam respectivamente 1, 2 e 3, pontos, e faltas eliminatórias. Será aprovado quem concluir o circuito com até 3 pontos no somatório das faltas e sem falhas eliminatórias.

Se você for reprovado, não se preocupe, é só agendar um reteste pelo site. Se vier outra reprovação, o novo reteste poderá ser feito após mais duas horas-aula de prática de reforço.

Para se sentir mais seguro para a prova, lei o manual acima, lançado pelo Detran-PE, e saiba em detalhes como será o seu exame.


ETAPA 7: OBTER A PPD E A CNH!

Uma vez aprovado no exame prático, nas categorias A, B e AB, você receberá um documento chamado Permissão para Dirigir (PPD), com validade de 1 (um) ano. Nesse período, você não poderá cometer uma infração grave ou gravíssima nem reincidir em infração média.

Após esse “estágio probatório”, tudo pronto! Você receberá a tão sonhada CNH ou habilitação definitiva!

Aí é só preparar a Brasília amarela, o CrossFox, o Camaro amarelo ou o carro velho mesmo... E aproveitar a vida, motorizado, por aí!


QUER TIRAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO? SAIBA OS 7 PASSOS NECESSÁRIOS!